Agradecimento

domingo, 8 de junho de 2014

O talento sul-americano


Já faz alguns anos que o futebol brasileiro detém uma supremacia financeira em relação aos demais clubes da América do Sul. Então, era de se imaginar que os clubes daqui dominassem o mercado sul-americano, contratando as promessas e melhores jogadores do continente. Mas temos explorado muito mal este mercado, perdendo potenciais jogadores para clubes europeus, que tem observado com mais eficiência.

Fazendo uma rápida pesquisa, notei que alguns grandes jogadores se transferiram para a Europa a preço de banana. São os casos de: Alexis Sánchez (3 milhões de euros), Álvaro Pereira (2,5 milhões de euros), Antonio Valencia (2 milhões de euros), Ezequiel Garay (1,4 milhões de euros), Diego Godín (800 mil euros), Fredy Guarín (500 mil euros) e Luis Suárez (transferência gratuita).

Sabe o que estes jogadores têm em comum? Nenhum deles atuou com grande destaque em campanhas de Copa Libertadores ou Copa Sul-americana. O que costuma ser fato essencial para despertarem o interesse de clubes brasileiros, mas aí os preços já estão inflacionados e o número de clubes interessados aumenta consideravelmente.

Alguns não se adaptam de imediato, mas isso é totalmente normal. O número de estrangeiros que fracassaram no Brasil não é pequeno, mas o mesmo não acontece em inúmeras transações nacionais? No final do ano passado, a CBF aumentou o número de estrangeiros por equipe de três para cinco. Agora só falta os clubes aproveitarem e preencher estas vagas, fazendo uma boa garimpada no território sul-americano. Por isso, resolvi dar uma ajudada e indicar alguns bons nomes (os valores de mercado foram retirados do Transfermarkt):

Esteban Andrada (Lanús, goleiro, 23 anos): Alto (1,93m), o argentino frequenta as seleções de base desde os 18 anos. Em 2011, foi eleito o melhor goleiro do Sul-americano Sub-20. Pela seleção principal, foi convocado para disputar os Super Clássicos da América de 2011 e 2012. Avaliado em 300 mil euros.

Marcos Cáceres (Newell’s Old Boys, zagueiro/lateral-direito, 28 anos): Eleito melhor lateral-direito do futebol argentino em 2013, frequenta a seleção principal desde 2007. Apóia com qualidade, além de ser bom marcador. Avaliado em 1,3 milhões de euros.

Stefan Medina (Atlético Nacional, zagueiro/lateral-direito/volante, 21 anos): Foi apontado como melhor da posição na Colômbia. Apesar de ser zagueiro de origem, apóia melhor do que defende. Após ser muitas vezes convocado para as seleções de base, já começou a atuar pela seleção principal. Avaliado em 950 mil euros.

Alejandro Silva (Olimpia, lateral-direito/volante, 24 anos): Autor do gol que abriu a vitória sobre o Atlético Mineiro no primeiro jogo da decisão da Libertadores 2013. Foi um dos principais jogadores da equipe no torneio. Tem boa capacidade no apoio e na marcação. Avaliado em 325 mil euros.

Matías Mier (Santiago Wanderers, volante/meia-esquerda, 23 anos): Uruguaio, atua no futebol chileno desde 2011. Atualmente está emprestado pelo Universidad Católica. Foi uma das revelações do Peñarol finalista de Libertadores de 2010. Avaliado em 1 milhão de euros.

Juan Sánchez Miño (Boca Juniors, meia-esquerda, 24 anos): Revelado no Boca, o argentino tem passagens pelas seleções de base. Começou bem sua trajetória, mas caiu de produção no ano passado. Avaliado em 3 milhões de euros.

Lucas Pratto (Vélez Sarsfield, atacante, 25 anos): Cria da base do Boca, já passou pelo futebol norueguês, italiano e chileno. Especulado pelo Palmeiras, o atacante somou sete gols e cinco assistências no Torneio Inicial 2012. Avaliado em 4 milhões de euros.

Jonathan Rodriguez (Peñarol, atacante, 20 anos): Tem a velocidade e a habilidade como principal característica. Estreou profissionalmente no ano passado, e conseguiu se salvar mesmo em uma fraca temporada de sua equipe. No Apertura, disputou 14 jogos, marcou seis gols e deu cinco assistências. Avaliado em 600 mil euros.


É normal ter discordâncias de nomes. Por isso, o espaço está aberto para mais sugestões.

Um grande abraço.
Curta meu blog no facebook: www.facebook.com/blogdocarvalhonetospfc
Carvalho Neto, 27 anos, escreve nesse espaço todas as segundas-feiras.Texto extraído da minha coluna na SPNet (www.saopaulofc.com.br)


Um comentário:

  1. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante,e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. deixo a benção de Deus.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir