Agradecimento

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A verdadeira história do São Paulo Futebol Clube - Parte 2



Na semana passada, contei para vocês sobre o email que recebi, no qual dizia algumas inverdades sobre a história do São Paulo. Inconformado, e em tom de resposta resolvi contar a vocês a verdadeira história do São Paulo Futebol Clube.

Na parte 1 conto sobre a fundação em  1930, a fusão com o Clube de Regatas Tietê e o ressurgimento do São Paulo Futebol Clube em 1935.
Hoje contarei a vocês sobre a incorporação com o C.A. Estudantes da Mooca e a suposta ajuda de Palestra e Corinthians para evitar uma falência do São Paulo.
Em 2 de junho de 1937, era fundado o Clube Atlético Estudantes Paulistas da Mooca, que era formado por ex-jogadores do São Paulo de 1930. Em 1938, agendada por um empresário, o C.A. Estudantes da Mooca fez uma excursão ao Chile e ao Peru. Na volta este mesmo empresário sumiu com todo o dinheiro, levando o clube quase à falência.
Em 3 de julho de 1938, aproveitando a paralisação dos campeonatos por causa da Copa do Mundo da França, o São Paulo organizou um "festival" de um dia, com a participação de Corinthians, Palestra e Portuguesa de Desportos. Os rivais dizem que o São Paulo organizou este festival, para pagar dívidas e evitar uma falência. A verdade é que os anúncios colocados nos jornais da época informavam que a entrada seria gratuita e que, quem quisesse poderia contribuir com a quantia que bem desejasse. O dinheiro arrecadado seria repassado aos jogadores do Estudantes da Mooca, que enfrentavam dificuldades financeiras.
O São Paulo, que já havia cedido todo seu patrimônio físico ao Clube de Regatas Tietê, e passara a jogar no estádio da equipe de Mooca, fundiu-se com o clube da Mooca em 12 de setembro de 1938. Com a fusão, o Estádio Antônio Alonso, também conhecido como Antarctica Paulista, foi herdado pelo São Paulo, em regime de direitos de uso. O São Paulo mandou seus jogos neste estádio até a inauguração do Pacaembu em 1940.

* Na próxima semana, contarei a vocês sobre a final do Paulistão de 1942 contra o Palmeiras, onde o São Paulo supostamente teria abandonado o campo e a compra e posteriormente venda do Canindé para a Portuguesa de Desportos.

VAI LÁ, VAI LÁ, VAI LÁ! VAI LÁ DE CORAÇÃO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SER CAMPEÃO!

#FORAJUVENAL

Um grande abraço.

Texto extraído da minha coluna na SPNet (www.saopaulofc.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário