Agradecimento

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rebeldia em Cotia



De jovens promessas a jovens rebeldes

Inaugurado em 2005, o Centro de Treinamento de Cotia é a menina dos olhos do presidente Juvenal Juvêncio. Criado para realizar o sonho de Juvenal, de ter um time completo por atletas revelados no clube, o CT custou R$ 8,2 milhões e exige um investimento anual de cerca de R$ 4 milhões em manutenção.

Passaram-se muitos anos, até que os garotos começassem a ter oportunidades na equipe principal. Junto com o sucesso, vieram os problemas jurídicos. Começou em 2010 com Oscar, passando por Diogo, Lucas Piazon, Casemiro e por último Henrique. Nesta coluna exclusivamente tratarei do caso Henrique.

Em 2007, com dezesseis anos Henrique chegava ao Tricolor. Autorizado pelos pais, o jogador se emancipa. Assim, segundo a Lei Pelé, a diretoria teria bases legais para assinar um contrato com duração de cinco anos. O fato é que para jogadores menores de dezoito anos, a FIFA permite no máximo três anos. Mas na época isso não era tão importante. Em início de carreira viu ali a oportunidade de sua vida. Receberia educação, alimentação, moradia, treinamento e tudo mais que tinha direito.

Em 2011, é convocado para defender a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 disputado na Colômbia, nos meses de Julho e Agosto. O atacante começa o torneio no banco de reservas, mas logo no segundo jogo já se torna titular. Seu desempenho vai crescendo, e o atacante começa a se destacar com gols e assistências. No final, Brasil campeão. Henrique artilheiro e eleito o melhor jogador do torneio.

Cenário perfeito para sua volta. Com moral entre diretoria, técnico, jogadores e torcida. Pelas redes sociais, já era possível ver a torcida pedindo mais oportunidades para o "novo craque”. Mas o (que vontade de xingar) jovem atacante, que saiu de São Paulo desacreditado, já tratou de estragar o cenário perfeito. Fumou uma “erva” na Colômbia e achou que virou o melhor jogador do mundo! Abriu a boca na imprensa, dizendo que já não era mais jogador do São Paulo, pois seu contrato havia terminado há 45 dias. Ameaçou não se apresentar mais ao clube, dizendo que tinha propostas da Europa, que nunca teve oportunidades, que o ordenado é abaixo do que merece... e blábláblá.

Com a janela de transferências internacionais prestes a se fechar, pensa com “carinho” entre empresário e família, e resolve ficar. Renova o contrato, ganha um aumento no salário e a promessa de ser mais utilizado.

Agora garoto, espero que esteja preparado para a pressão. Pois a torcida vai cobrar mais empenho em campo, pra justificar a palhaçada que você fez e fazer jus ao novo salário. Afinal, agora você é um craque, né?
 
VAI LÁ, VAI LÁ, VAI LÁ! VAI LÁ DE CORAÇÃO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SER CAMPEÃO!

#FORAJUVENAL

Um grande abraço.

Texto extraído da minha coluna na SPNet (www.saopaulofc.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário